quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Reaproveitamento e Aproveitamento Total dos Alimentos

Diário de bordo

23/09: Nesta aula, fizemos o teste prático da receita de beijinho de cenoura e sua degustação com alunos, professores, coordenadores e até mesmo com a diretora. Todos gostaram muito da receita, então decidimos incluí-la na lista de receitas que faremos em nossa apresentação.
Também falamos com o grupo da reciclagem de papel, e confirmamos que nossos livrinhos serão feitos por eles. Analisamos o papel já produzido, e consideramos o resultado satisfatório. Temos certeza que essa parceria será bem interessante e que teremos bons resultados.

Na próxima aula (do dia 30/09), iremos medir tirar medidas do refeitório pois elas serão necessárias para fazermos a decoração para a apresentação, e iremos discutir sobre a visita ao Sesc, quais as informações fornecidas por eles que serão úteis a nós, principalmente para nossa apresentação.


E sobre a visita ao cozinha do Sesc:
Chegamos ao local no horário combinado, e demorou um pouco mas realizamos a visita.
Nos forneceram tocas e aventais, tudo muito higiênico.
Começamos a visita pelo local de recebimento do hortifruti, onde as verduras já vêm higienizados. Ao lado dessa câmara fica o açougue, onde uma responsável realiza o corte das carnes. O estoque de alimentos não-perecíveis também se localiza no andar de baixo.



Açougue


Estoque de não-perecíveis


Câmara frigorífica

Nos foi passada a informação de que os alimentos não-perecíveis não são reaproveitados, e o aproveitamento total das verduras só é feito quando exigido ao fornecedor, já que o mesmo já as manda higienizadas, que no andar de recebimento são apenas lavadas e enviadas ao andar superior.

Depois, fomos ao andar superior, conhecer de fato a cozinha.



Alfaces higienizados


Preparo das refeições

Preparo das refeições 2

Apenas alguns alimentos são reaproveitados de forma total, utilizando seus talos nas sopas e tortas.
Toda a comida exposta não utilizada é jogada fora, porém a que não sai da cozinha é armazenada a uma temperatura correta para que possa ser utilizada no dia seguinte, em outra receita ou em saladas.

Salada com alimentos não utilizados no dia anterior

Mas o principal propósito do Sesc é realmente passar a idéia do não desperdício adiante, tanto que palestras e oficinas são oferecidas ao visitantes aos fim-de-semanas, ensinando receitas que fazem o aproveitamento total produzidas pelo Sesc.


Bolo de banana com casca, sobremesa 'especial' do dia


Nós e Renata, nossa monitora

E é claro, degustação do aproveitamento total dos alimentos =]

Obs.: Nos foram fornecidos alguns panfletos, que distribuiremos na nossa apresentação para mostrar que a proposta de aproveitamento total e reaproveitamento total dos alimentos é viável (e muito) não só em casa como em grande escala, em restaurantes.



Integrantes do grupo:
Fernanda nº 15
Ingrid nº 19
Marília nº 29
Tatiane nº 35

Um comentário:

Anônimo disse...

Ok meninas, estamos entrando na última etapa do projeto