terça-feira, 17 de junho de 2008

Casa Sustentável

Membros:
Daniela Silva nº10
Lylyan Máximo nº27
Monique Késia nº30
Uriel Camilo nº36
Natasha Iglesias nº40





Introdução:





Viemos por maio deste trabalho apresentar a proposta de uma “casa sustentável” . Esta será voltada para a população de baixa renda, que por apresentar um menor poder aquisitivo não possui recursos para móveis ou renová-los.
Preocupamos-nos com tais pessoas, tivemos a idéia da construção de móveis feitos com materiais recicláveis e renováveis. Usando garrafas pet, jornais, pneus, madeiras fora de uso, entre outros, conseguiremos facilitar o acesso desta pessoas a móveis com boa qualidade e baixo custo.
Mas não basta possuir móveis sustentáveis, se a moradia destas pessoas não está adequada. Em lugares como o nordeste do Brasil por exemplo o calor é excessivo alem de terem que conviver com a falta de água constante, por isso tivemos a idéia de “forrar” o telhado da casa com caixas de leite, pois estas absorveriam o calor durante o dia.
Esta é a nossa “Casa Sustentável” um projeto para melhorar a moradia da população de baixa renda e conscientizar as pessoas a nossa volta de temos um problema e é nosso dever minimizar as conseqüências.




Desenvolvimento:





No início do ano nosso objetivo para o semestre era a feitoria de estatísticas para que o grupo tivesse uma idéia quanto à aceitação de tal proposta, a construção da casa e dos moveis com materiais reciclados.
Para realizarmos estas estatísticas pesquisamos em sites de organizações que já fabricam este tipo de móveis. Assistimos diversas reportagens relacionadas com o tema e assim nos baseamos para começar a nossa própria confecção de móveis e a nossa maquete de uma casa sustentável. Desempenhamos também uma pesquisa com alunos do primeiro ano da Escola Técnica Guaracy Silveira, portanto concluímos que:



  • Aproximadamente 98% dos alunos entrevistados sabem que não tratar o lixo pode causar problemas e incentivam e coleta seletiva.
    88% dos alunos sentem os danos ambientais causados pelo lixo não tratado.

  • 85% dos alunos seriam flexíveis eis a mudanças e adaptações em relação a móveis alternativos.
  • 51% dos alunos entrevistados já possuem em casa algum objeto reciclado ou reutilizado.
  • 57% dos alunos já viram em algum lugar relatos sobre móveis ou partes de uma casa de material reciclado.


É claro que o ideal seria que 100% dessas pessoas entrevistadas para terem conhecimento completo sobre o assunto mais vai de nossa vontade fazer com que todos conheçam e percebam que essa é a melhor saída para dois problemas: o problema ambiental e o problema social, ambos estão castigando severamente o Brasil.
Após e realização das estatísticas, projetamos em um papel a planta baixa, nesta calculamos aproximadamente a dimensão da maquete que pretendemos fazer, decidimos quantos cômodos, móveis, utensílios, podemos construir, alem de chegar a um meio para conseguirmos os materiais (reciclados).


Conclusão:

O fator mais evidente tanto nas pesquisas quanto nas exposições das ONGs é a falta de conhecimento e disposição da população escolar e as adaptações propostas, isso nos prova que uma mudança se
ria possível caso houvesse interesse de ajudar aqueles que necessitam, nossos interesses não foram só para a conclusão de um projeto de escola mas também de mostrar soluções para problemas sociais cuja geração atual terá grandes transtornos e responsabilidades, para que esse não entrem em descontrole total.
A maior proposta que colocamos foi de aguçar a curiosidade daqueles que estiverem propostos a nos ouvirem. Nosso grupo alcançou importantes objetivos para o andamento do nosso trabalho, e por motivos de propor melhores informações tivemos pequenas mudanças da idéia original já que agora percebemos que o melhor seria focar nossos esforços em partes menores e mais funcionais, como os móveis. Por isto que no próximo semestre construiremos uma maquete a partir de materiais como: garrafa pet, papelão, caixa de leite, borracha, jornal, etc., a maquete possuirá os móveis alternativos e a formas para a economia de água, energia, espaço e materiais.
Esperamos que um dia seja possível a construção de uma casa verdadeira e que ela possa fazer famílias que necessitam de algo funcional e barato viverem melhor e com mais qualidades.

Avaliação:

Por motivos concretos nos do grupo decidimos que todos no mereciamos a mesmo nota pois todos colaboraram com idéias e na realizaçao de tal. Já que o grupo cumpriu todos os prazos e determinações e seguiu a orientação da professora acreditamos que merecemos MB, o trabalho em grupo nos trouxe muitas gratificações.

Agradecimentos:

Agradecemos a professora orientadora Cristina Muller por tirar nossas duvidas e nos ajudar nos momentos em que necessitamos, tambem aos alunos que se propuseram a reponder a pesquisa, e a ONG Arte em Pneus que nos forneceu conteudo para o trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi turma, parabéns pelo relatório, muito bem feito. Só uma perguntinha, vcs conseguiram atingir os objetivo que proposto após dar inicio ao projeto? Ou os objetivos proposto no projeto que me entregaram?
Cristina