sábado, 10 de maio de 2008

Jardim "aromático"

"... A biodiversidade: Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Uma definição é "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.
Durante as últimas décadas, uma erosão da Biodiversidade foi observada. A maioria dos Biólogos acredita que uma extinção em massa está a caminho. Apesar de divididos a respeito dos números, muitos cientistas acreditam que a taxa de perda de espécies é maior agora do que em qualquer outra época da história da Terra.

Alguns estudos mostram que cerca de 12,5% das espécies de plantas conhecidas estão sob ameaça de extinção. Todo ano, entre 17.000 e 100.000 espécies são varridas de nosso planeta. Alguns dizem que cerca de 20% de todas as espécies viventes poderiam desaparecer em 30 anos. Quase todos dizem que as perdas são devido às atividades humanas, em particular a destruição dos hábitats de plantas e animais. Alguns justificam a situação não tanto pelo sobreuso das espécies ou pela degradação do ecossistema quanto pela conversão deles em ecossistemas muito padronizados. (ex.: monocultura seguida de desmatamento). Antes de 1992, outros mostraram que nenhum direito de propriedade ou nenhuma regulamentação de acesso aos recursos necessariamente leva à sua diminuição (os custos de degradação têm que ser apoiados pela comunidade).
Entre os dissidentes, alguns argumentam que não há dados suficientes para apoiar a visão de extinção em massa, e dizem que extrapolações abusivas são responsáveis pela destruição global de florestas tropicais, recifes de corais, mangues e outros hábitatos ..."

Baseados em informações como estas o grupo decidiu estabelecer uma mínima porcentagem do quisito biodiversidade no ambiente escolar, porcentagem esta que estava a nossa disposição, compreensão e possibilidade. Decidimos, portanto, que uma determinada área do limite escolar nos serviria de base para trazermos novas espécimes de plantas para a mesma; e, "se vamos trazer a biodiversidade através das plantas, por que não plantas aromáticas ou até mesmo consideradas homeopáticas?", perguntamo-nos, estabelecendo assim outro ponto fundamental do trabalho: as plantas seriam ornamentais e medicinais que nos proporcionaria bem-estar em mais de um aspecto.
Colocamos então as idéias em prática. Todos aqueles que passarem pela área escolhida por nós verá o início do trabalho. Demos início ao trabalho preparando o local para a recepção às mudas que traremos posteriormente(descompactação do solo, adubagem, etc). Já foram semeadas as plantas ornamentais e embreve estas estarão sendo transferidas para a escola, quanto as plantas medicinais(puejo, hortelã, etc)ainda estamos decidindo a melhor forma para trazermos ao ambiente escolhido.

Próxima aula: 13/05 o grupo avaliará se as mudas já estão aptas a transferência, se positivamente, serão transferidas(OBS: apenas as ornamentais).

Grupo formado por:

Amanda Nº:01
Emerson Nº:12
Leandro Nº:24
Tainã Nº:34
Vinícius Nº:38





Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Turma, tudo bem com vcs.Estou sempre olhando blog da sala. Vc postaram uma introdução do projeto, mas não postaram o projeto , com sua justificativa, os objetivos (+- 4)para que eu posso analisar se está sendo ou não atingido. Procure postar o projeto , o que vcs desenvolver na aula e o objetivo da aula posterior , por exemplo o que foi desenvolvido na aula do dia 13/05 e o que será desenvolvido na aula do dia 20/05. Qualquer duvida é só me procurar . Thau.
Profª Cristina