terça-feira, 29 de abril de 2008

Ventilador sutentável

O Projeto:
O projeto visa a economia de energia elétrica por meio da transformação energia mecânica em eneregia elétrica.

Como isso ocorre?

O ventilador em si, transforma energia elétrica em energia mecânica. Esta energia mecânica será novamente transformada em energia elétrica que poderá ser reutilizada, por exemplo, para acender lâmpadas, recarregar baterias, ligar repelentes, etc, ou seja, genericamente o ventilador irá funcionar sem consumir energia elétrica.

Público-alvo:

Todas as pessoas que fazem uso de ventiladores domésticos.

Tempo de duração:
Ano letivo de 2008

Justificativa:
Baseado-se nos gastos de energia elétrica de um ventilador convencional, nos propomos a realizar este projeto visando a economia de energia do mesmo.

Objetivos:

=> Conhecer a fundo o desperdicio de energia elétrica

=> Descobrir como funciona uma usina hidro-elétrica

=> Descobrir como funciuona a energia eólica

=> Promover debates e discussões entre o grupo para tomada de decisões

=> Criação do protótipo

=> Apresentar aos alunos a história da energia elétrica.

=> Mostrar aos mesmos o aumento de consumo desta energia.

=> Coscientizar os alunos a respeito dos gastos com energia elétrica.

=> Mostrar aos mesmos possiveis soluções para conter estes gastos.

=> Apresentar a eles os beneficios do Venilador Sustentável

=> Relacionar a economia de energia com a contribuição para o meio ambiente


Metodologia:

Etapa 1:
Pesquisa
- Pesquisa de todos os componentes necessários pra transformação de energia elétrica em energia mecânica.

Etapa 2:
Construção
- Costruir o ventilador (experimento) para apresentação e seus respectivos cartazes para explicação.

Etapa 3:
Apresentação
- Amostra do experimento e de cartazes acompanhados de toda explicação.


Recurso humanos:
Professores de português, PIA, Física, Química e história.

Recursos materiais:
Cartazes, Computadores, retroprojetores, experimentos, etc.

Cronograma:

Aula 1:
dia 01/04 => Pesquisa

Aula 2:
dia 08/04 => Pesquisa

Aula 3:
dia 15/04 =>`Pesquisa

Aula 4:
dia 22/04 => Finalização da pesquisa e discussão

Aula 5:
dia 29/04 => Finalização da pesquisa e discussão

Aula 6:
dia 06/05 => Sistematização do conteúdo (Não houve aula)

Aula 7:
dia 13/05 => Sistematização do conteúdo

Aula 8:
dia 20/05 => Sistematização do conteúdo

Aula 9:
dia 27/05 => Montagem dos cartazes para semana do meio ambiente

Aula 10:
dia 03/06 => Visita a Estação Ciências
Com o objetivo de conhecer na pratica como funciona a energia elétrica

Aula 11:
dia 10/06 => Montagem do experimento

Aula 12:
dia 17/06 => Finalização da montagem do experimento

Aula 13:
dia 24/06 => Montagem da apresentação


NOMES DOS INTEGRANTES:

Beatriz Alvares Cabral n.05
Cleééééédson n.09
Diego Lesma n.11
Jéssica Anta n.21
Luís Gustavu n.26
Rakrew Faria n.32

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá pessoal, tudo bem com vcs..Espero que sim.Estou sempre olhando aws postagema classe, vc postaram duas vezes , na 1ª vez colocaram uma introdução do projeto e no dia 29/04 postaram que na próxima aula irian iniciar a sistematização do conteúdo, não postaram mais. Vcs precisam postar o projeto (título, publico, justificativa, objetivos (+-4) dos bimestre para podermos verificar se estão atingindo ou não. Postar oque desenvolvolveram na aulaanterior e o objetivo da aula posterior. Exemplo: aulas do dia 13/05 o que desenvolveram e o que vão desenvolver nas aulas do dia 20/05. Qualquer duvida é só me procurar. Thau...
Profª Cristina